A visão que o Grupo 3 tem sobre a Competição de Física é positiva, pois, motivados, cumprimos com tudo que foi proposto durante o ano, cada um se esforçando ao máximo, para que ao fim, o objetivo fosse alcançado. O ideal de perseverança, da competitividade, de que muitas vezes teremos que nos dedicar para o trabalho em fins de semana e feriados, da atividade em grupo, além de outros objetivos (que revelam como é “a vida fora da escola”), foram aprendidos satisfatoriamente.
Mas, isso não significa que o grupo concordou com todas as situações e suas repercussões durante o ano, então, com o consentimento do professor, usamos nosso Blog para expor algumas idéias.
O pequeno tempo que nos foi dado para se resolver exercícios em sala de aula pode ser visto como um problema, pois, alguns de nós encontramos dificuldade em resolver questões em 1 minuto ou pouco mais. A dica para o próximo ano seria aumentar esse tempo para a proporção da dificuldade de exercícios, levando em conta que num mesmo grupo temos alunos que pensam extremamente rápido, e outros que nem tanto.
Algumas questões do final de semana, postadas pelo professor no site do Idesa, eram muito difíceis para se achar a resposta. E isso foi outro “problema” que o grupo encontrou, pois assim como incentiva ainda mais um aluno a procurar e descobrir; pode desestimular outro, desinteressado a nem ao menos tentar. E por mais que o grupo consiga a reposta, nem que seja pelo esforço de um integrante, foge a idéia do trabalho em grupo. As questões de final de semana também se encaixam naquele primeiro problema apresentado pelo grupo nesta mesma postagem. É certo, que na vida, encontraremos pessoas que não colocarão limites para chegar onde querem, e muitas vezes utilizarão métodos que podem ser questionáveis e não tão corretos segundo nossa opinião. A última questão do final de semana, decisiva para o placar, demonstrou que certo grupo agiu de maneira extremamente competitiva e desrespeitosa, se envolvendo em duas situações. A primeira foi pedir a grupos que postassem uma questão que eles próprios formulariam, direcionadas a eles mesmos, assim saberiam a resposta e cresceriam no placar. A segunda situação foi em sua questão, colocar uma foto de uma ponte, que estaria ligada a um nome de uma cidade, mas a dica, era o nome de outra cidade, sem relação alguma entra as duas e a pergunta estava, também, ligada a uma cidade, mas esta não tinha relação alguma com a outra cidade. Isso tornou quase impossível encontrar a sua resposta. As duas situações são vistas pelo grupo de forma condenável, e logo ao fim do ano, quebram a idéia, de uma competição sadia. Mais do que isso, sinceramente, esperávamos uma atitude do professor, pois nosso grupo focou por muito tempo, em uma dica falsa. E por mais difícil que as coisas sejam na vida, achamos que certas medidas não podem ser consideradas no âmbito escolar.
Dentre as vezes que entramos no site percebemos alterações e muitas vezes não sabíamos ou lembrávamos qual era o motivo desta alteração, por isso aconselhamos que no próximo ano, cada atualização do placar deve ser especificada. Por exemplo: “Placar Atualizado (01/02 – Competição em sala)”, “Placar Atualizado (01/03 – Competição no Laboratório)” e ect.
Outra sugestão é a criação de um conselho estudantil para a verificação dos blog’s de cada sala, formado por um aluno de cada grupo. Isto facilitaria o controle de cada blog diminuindo o trabalho e o tempo que o professor tem em verificar cada blog de cada sala.
Esperamos ter expressado educadamente nossas idéias, de forma a serem pensadas e estudadas, e no ano que vem, talvez, algumas coisas mudem.
Este comentário foi escrito pelo integrante do grupo, Victor Dias,
e aprovado pelos demais integrantes do grupo.