quarta-feira, 30 de março de 2011

Relatório - Eletroímã

13>Conclusão Final (Indicar Melhor resultado).

     O trabalho mostrou que em um Eletroímã de prego há conceitos físicos envolvidos,  como os campos que agem sobre ele, elétrico e magnético,  e como estes são importantes para o bom funcionamento daquele.
     Também ocorreram alguns contratempos na construção, como a escolha  do fio de cobre, a forma como o enrolaríamos e principalmente a escolha da pilha utilizada,vistos na questão do relatório das dificuldades (11), mas que nos fizeram trabalhar ainda mais em grupo, para juntos acharmos maneiras do nosso eletroímã  cumprir todos os objetivos.
     Nosso eletroímã de prego conseguiu, em testes, atrair de 100 a 116 clips, na competição de sala atingiu a meta de 103 clips. Ele nos surpreendeu com desempenho, após as decisões finais da construção!
     Por fim concluiu-se que novamente nosso grupo conseguiu trabalhar muito bem cumprindo todos os objetivos e alcançando um satisfatório resultado, levando-nos à competição  entre salas.
     Concluiu-se também que para um bom desempenho é necessário se ter bons materiais,  boas escolhas e habilidades no manuseamento deste, mas principalmente que é necessário união e cooperação de todos do grupo para se conseguir um bom resultado e Sucesso!

Relatório - Eletroímã

10> Qual a maior dificuldade do grupo para a construção do eletroímã? Justifique.

A maior dificuldade do nosso grupo na construção do eletroímã foi a maneira de enrolar o fio de cobre na parte encapada por fita isolante do prego de 12 cm, de forma a ficar firme e sem que aquele se soltasse após a conclusão do processo de enrolamento .

11> Faça uma descrição da evolução do seu projeto.

A evolução do nosso projeto do eletroímã não foi muito grande. Mantivemos sempre o mesmo fio, mas modificamos a maneira de se enrolar, nos diferentes pregos testados, mas principalmente evoluímos na escolha da pilha e hoje, com uma pilha recarregável, conseguimos atingir ótimos parâmetros.

12> Descreva pelo menos 5 conteúdos em Física, utilizados para este trabalho. Deixe claro em qual momento foi utilizado.

- Massa: é a massa dos clips a ser magnetizada, foi usada na questão 6 do relatório.
- Campo magnético: “liberado” pelo fio de cobre enrolado no prego, responsável pela ação magnética deste.
- Peso: Também usada na questão 6 do relatório, é o peso dos clips quando são levantados pelo eletroímã.
- Força de atração: É a força gerada pelo campo magnético que atrai os clips ao prego, é contraria ao peso e deve ser maior ou igual a este.
- Campo elétrico: “Liberado” pela pilha quando esta é conectada ao fio de cobre.

Relatório - Eletroímã

7> Observando a Tabela comente a respeito do comprimento do prego:

Percebemos, com  as experiências constatadas na tabela, que quanto maior for a dimensão do prego utilizado maior pode ser a área imantada, a portanto mais clips serão atraídos.

8> Observando a Tabela comente a respeito do número de espiras:

Percebemos que quanto mais espiras (voltas) forem dadas com o fio, sob o prego, maior será  o campo magnético responsável pela captura dos clips por aquele.

9> Faça um comentário geral sobre os dados encontrados na tabela.

A tabela nos mostrou muitas coisas sobre as experiências, entre estas podemos citar o fato de a Força de Atração é proporcional ao tamanho do prego e ao número de voltas, ou seja, quanto maior o prego e maior o número de espiras, maior é a Força de Atração. Temos que destacar que estes resultados só foram possíveis pelo fato de termos recarregado a pilha entre as experiências com pregos diferentes, durante 30 minutos.

Relatório - Eletroímã

6> Coleta de Dados.
Você deverá utilizar 3 pregos de tamanhos diferentes, fio elétrico e uma pilha e preencher a tabela abaixo:
(a) Faça a Experiência de 1 a 3 para o prego pequeno,  4 a 6 para o prego médio e 7 a 9 para o prego grande.
(b) o número de espiras será definido por você. Preste atenção na escolha.


Exper.
Comp. do Prego
d.d.p.
Nº de Espiras
Clipes Atraídos
Força de Atração
1
8
1,5 V
20
50-53-47
0,36
2
8
1,5 V
25
57-60-64
0,44
3
8
1,5 V
35
76-67-72
0,52
4
10
1,5 V
20
66-61-64
0,45
5
10
1,5 V
25
71-81-75
0,56
6
10
1,5 V
35
90-83-95
0,65
7
12
1,5 V
20
75-75-78
0,54
8
12
1,5 V
25
87-98-90
0,67
9
12
1,5 V
35
116-100-108
0,80

Relatório - Eletroímã

4> Desenhe o Eletroímã. Indique os pólos das pilhas e os pólos do eletroímã.



5> Por que um material que não é ímã se torna magnético?

Um material não magnetizado tem os seus domínios magnéticos distribuídos de forma caótica.Se colocarmos este pedaço perto de um ímã grande, todos os domínios se orientam e o pedaço funciona como ímã.

Relatório - Eletroímã

3> Descreva em 6 passos a construção do eletroímã e seu procedimento de interação com ele.

1- Pegar um prego de 12 cm.



2-Encapar a parte central do prego com uma camada de fita isolante, afim de não deixar ocorrer “fuga” de corrente elétrica.




3- Pegar um fio de cobre e enrola-lo em sentido horário sempre, sobre a parte encapada do prego até se ter 2 camadas,não se esquecendo de manter a direção em que se enrola.




4-Desencapar e lixar a ponta do fio de cobre utilizado, e passar fita isolante sobre o bolo formado por aquele, já enrolado.


5-Fixar com o auxilio de uma luva os pólos da pilha nas pontas do fio de cobre e levar o eletroímã em direção aos clips.



6- Levantar seu eletroímã e após 10 segundos soltar e contar a quantidade de clips conquistados.



Relatório - Eletroímã

1> Objetivo do Trabalho:

Os objetivos deste trabalho são: construir um eletroímã feito de prego, fio de cobre e uma pilha de até 1,5 V, aprender sobre os conceitos de eletronegatividade, magnetismo e carga elétrica, e atingir uma prova mínima de 50 clipes.

2> Descrever os Materiais Utilizados na construção do eletroímã.

2 pregos de 12 cm
1 prego de 8 cm
1 prego de 4 cm
Faca
Tesoura
Fio de cobre
Luvas térmicas
Fita isolante
8 Pilhas recarregáveis
9 Pilhas alcalinas
Esparadrapo
Lixa
Alicate de corte
Clipes