quinta-feira, 30 de junho de 2011

Correção do Relatório do Telefone de Latinha

7> Para o telefone determine algumas grandezas físicas.





10> Utilize o espaço para colocar as contas do item 7.

Densidade Linear =          Massa da cordinha             14g     = 1,217... = 1,22 g/m
                                          Comprimento da Cordinha      11,5 m

Comprimento da onda =  Velocidade do som      340 m/s     = 0,0017 m
                                                    Frequência do som       200000 Hs

Obs.: o valor da frequência da voz foi tirado através de uma média de valores extraídos do seguinte site: http://fonoatividade.blogspot.com/2011/05/quadro-sobre-frequencia-da-voz.html

domingo, 26 de junho de 2011

Relatório do Telefone de Latinha - Parte 1

1> Objetivo do Trabalho:

Os objetivos deste trabalho são a construção de um telefone, no nosso caso feito de plástico, que transmita a prova mínima de 20 palavras por minuto, escutando-as de forma clara, além do aprendizado sobre ondas acústicas.

2> Descrever os Materiais Utilizados na construção do Telefone. (Todos os Materiais)

  • 2 copos de coalhada lavados
  • 12 metros de barbante
  • Tesoura
  • Vela (parafina)
  • Agulha
  • Fósforo
  • Pinça

3> Descreva em 7 passos a construção do telefone.

1-      Separe dois copos de plásticos e lave-os;
2-      Esquente uma agulha com um fósforo e faça um furo no fundo (base) de cada copo. Este furo deve ser no meio da base do copo e deve ser fino, para passar por ele apenas o barbante a ser usado;
3-      Corte aproximadamente 12 metros de barbante e enrole suas pontas até se tornarem uniformes;
4-      Com o auxílio da pinça passe o barbante pelos orifícios feitos no fundo dos copos;
5-      Dar um pequeno nó simples no Barbante que agora já se encontra dentro do copo, não o deixando soltar;
6-      Repetir o passo 5 no outro lado do telefone;
7-      Esticar o barbante e encerá-lo com a fricção da vela (isso fará o barbante ficar mais uniforme, para o som chegar ao outro lado do telefone de forma mais audível), estando pronto agora para a utilização e troca de palavras.

4> Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente.


Classificação da Onda existente:
  • Mecânica
  • Longitudinal
  • Tridimensional, quando o som é emitido; Unidimensional, quando o som “está na corda”.
Fenômenos Ondulatórios:
  • Refração
  • Difração
  • Interferência

Relatório do Telefone de Latinha - Parte 2

5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto)

Nós tivemos 3 protótipos construídos. O primeiro foi construído pelo integrante João Vitor e o segundo pela integrante Ana Beatriz. O grupo assim fez uma comparação entre os protótipos e ficou decidido que utilizaríamos o telefone construído pela Ana Beatriz.
Este foi o telefone utilizado pelo grupo em todos os testes oficiais e extra-oficiais, e também será utilizado na final da competição em Agosto.
O terceiro protótipo foi construído pela integrante Carolina Alessa, mas só foi utilizado na realização dos testes para este relatório (testes relacionados a seguir).

6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).

Como já esclarecemos no item anterior não ouve modificações no projeto, além de encerá-lo. O que ocorreu foram testes para se fixar a melhor dupla, começando com Antônio e João, depois com Ana e João, depois Ana e Monalisa e por última oficialmente Ana Beatriz escutando e Mayara Barros falando. Assim, listamos a baixo estes problemas:

Relatório do Telefone de Latinha - Parte 3

7> Para o telefone determine algumas grandezas físicas.

 
 
8> Faça 9 testes com o telefone, e anote na tabela observações pertinentes:


 9> Utilize este espaço para outros comentários de resultados do item anterior:

* Neste ponto o grupo contabilizou nenhuma palavra, pois a primeira palavra da frase passada estava errada, assim o grupo não contabilizou as palavras passadas posteriormente, no caso 7 palavras.
** Em todos os testes foi usado o tempo de 1 minuto.

Relatório do Telefone de Latinha - Parte 4

10> Utilize o espaço para colocar as contas do item 7.

Densidade Linear =          Massa da cordinha          =    14g     = 1,217... = 1,22 g/m
                                          Comprimento da Cordinha      11,5 m

Comprimento da onda =  Velocidade do som  =  340 m/s  = 1,7m
                                                    Frequência do som      200 kHs

Obs.: o valor da frequência da voz foi tirado através de uma média de valores extraídos do seguinte site: http://fonoatividade.blogspot.com/2011/05/quadro-sobre-frequencia-da-voz.html

11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;

O telefone que elaboramos tem uma ótima acústica, nos fazendo ouvir com perfeição a fala de nossos colegas. O som ao sair da boca de uma determinada integrante entra em contato com o material do telefone, este vibra e o som é transmitido até a outra pessoa através de ondas magnéticas (pelo fio que liga um telefone ao outro), que ao chegar ao ouvido da pessoa que escuta faz o tímpano vibrar e a pessoa ouvir. Utilizamos como base a frequência da onda, esta que depende do comprimento de onda da voz escolhida, além do som que também pode ser caracterizado quanto a sua altura, quanto mais "alto" dizemos que é agudo e mais "baixo" dizemos que é grave, no nosso caso optamos por um som mais agudo, característico de vozes de mulheres, pois é ouvido melhor, garantindo assim um ótimo resultado, evidenciado nos testes oficiais de nossa sala.

Resposta baseada em relatórios entregues no ano passado:

12> Conclusão Final:

A competição do telefone de latinha pode ser para muitos a mais simples em sua composição, mas foi para nós do grupo uma das mais satisfatórias e surpreendentes. Vimos a partir desta que materiais simples, como copos plásticos e barbante se utilizados de forma correta e aplicando os conceitos físicos certos, podem nos proporcionar grandes resultados e felicidades.
Aprendemos com esta competição um assunto que é tão presente em nosso cotidiano como as ondas sonoras e como ele é denotado de conceitos, fórmulas e características, o tornando cada vez mais único e especial. Descobrimos conceitos novos e aplicações novas para frequência e outros, podendo testar o de cada participante do grupo e cada material, como visto em questões anteriores deste relatório.
Uma grande competição foi para nós esta do telefone de “coalhada” como o denominamos, pois nos fez interagir, aprender, competir e aproveitar ainda mais a experiência dada a nós pelas competições. Esta nos fez ainda mais contentes como grupo devido principalmente ao resultado e retorno obtido, estes vistos nos relatórios semanais.
Ficando em primeiro lugar da sala, a felicidade nos faz lembrar que já é a segunda competição do ano e que este maravilhoso aproveitamento e firmação como grupo estão mais perto de si encerrar.
Concluímos com aprendizado e realização este relatório e o final desta competição.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Relatório Semanal do Telefone de Latinha – 17 a 22/06

 Nós do grupo 3, desde 27 de maio, não mexemos com o nosso protótipo do telefone. Mas adiantamos nosso relatório fazendo boa parte deste. Durante os dias que se seguiram, passamos a pesquisar sobre os pontos do relatório que não conseguimos fazer.
No dia 17 de junho, tivemos nosso primeiro teste eliminatório da competição. Neste dia, estávamos ansiosos, mas essa ansiedade não conseguiu atrapalhar nosso desempenho. Focados no que estávamos fazendo, mostramos o quanto estamos unidos. Esse dia nos surpreendeu e nos fez ficar mais confiantes, pois ficamos em terceiro lugar da nossa sala com uma pontuação de 62 palavras, acarretando 1240 pontos.
O dia 20 de junho foi ainda mais surpreendente, pois ficamos em primeiro lugar no resultado final dos testes eliminatório. Nada mais gratificante depois de tanto desempenho. Todos nós ficamos e estamos muito contentes. Neste dia conseguimos passar 88 palavras e ganhamos 1760.
E nos 2 dias de testes o grupo trabalhou da seguinte forma: Mayara Barros falava, Victor Dias e Carolina Alessa à auxiliavam, Ana Beatriz escutava, Monalisa escrevia. Já João Vitor e Antonio Furquim, na sexta-feira, auxiliaram Mayara e Ana Beatriz, respectivamente, e na segunda auxiliaram os Grupo 6 e 2, respectivamente, pois estes estavam desfalcados. Assim, ficamos com uma pontuação final de 150 palavras. E ficamos ainda mais radiantes com a divulgação, no dia 21 de junho, da colocação dos grupos de todas as salas, onde percebemos nossa liderança na competição!
No dia 22 de junho, tiramos nossas últimas dúvidas sobre o relatório com o professor Maurício e já estamos quase terminando esse, faltando apenas alguns pontos e a conclusão. Assim que possível estaremos postando-o completamente neste blog.
Abaixo, estamos divulgando o resultado de nossa sala:


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Semana Diferente

     Esta semana foi diferente. Nosso Prof. Maurício foi para um congresso em Foz do Iguaçu (o Encontro de Física 2011), este inclusive foi tema da última questão de final de semana.
     Assim, com a ausência de nosso professor de Física, o Professor Vitor o substituiu à altura, seguindo e fazendo se cumprir todas as regras da competição.
     A semana começou com uma ida ao laboratório de informática, onde tivemos que pesquisando descobrir os lugares das fotos (todas, segundo a dica, eram fotos de usinas geradoras de energia, 3 fotos eram de usinas em construção no Brasil e 2 outras importantes usinas) apresentadas pelo professor. Concluímos que fomos bem, pois das 5 fotos achamos 3. Estas foram as respostas dadas pelo grupo:
            1 - 
            2 - 
            3 - Usina de Santo Antonio, em Porto Velho Capacidade: 3.150 MWh
            4 - usina de Três Gargantas, na China. Capacidade: 22 500 MW
            5 - Usina de Paraibuna - Paraibuna - Capacidade: 85 MW
    Na quarta-feira, tivemos a prova sobre capacitores (esta foi "criada" por nós alunos, cada grupo formulou uma questão e à enviou para o professor). Ao contrario do "teste" de segunda-feira não sabemos se fomos bem, pois a prova estava difícil e apesar de todos termos estudado muito, a maioria dos integrantes têm dificuldade em Física, mas com certeza vamos garantir muitos pontos ao nosso placar.
     Para finalizar a semana, tivemos hoje, dia 10/06, uma pesquisa na internet para fazermos. Desta vez as fotos eram de enxadristas famosos, e, para nós, foi tranquilo pois cada um de nós sabia um pouco sobre eles e assim foi fácil achar todos. Fomos rápidos e enviamos a resposta muito antes do tempo limite de 20 minutos.
    Assim fechamos a semana com um saldo positivo, aguardando ansiosos a volta do Prof. Maurício!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ATENÇÃO!!! Chegamos aos 2000!!!

          Chegamos hoje, dia 02/06/2011, precisamente às 21:25, ao recorde de 2000 acessos em nosso blog!
          Gostaríamos de agradecer a todos os leitores e ao Professor Maurício, porque sem vocês nunca chegaríamos à esta grande conquista!
          É com muito orgulho e felicidade que nós do Grupo 3 do 3ºB estamos fazendo esta postagem!
          Mais uma vez, muito obrigado a todos!

Pesquisa - Ondas e Acústica

O que é uma onda?
Onda é qualquer perturbação ou variação ocorrida em um meio que transporta energia sem transportar matéria.

Quais são os tipos de onda?
As ondas podem ser classificadas quanto: sua origem, direção de vibração,  e tipo de energia transportada.

Ondas quanto à sua origem
Ondas mecânicas: são as ondas produzidas numa perturbação em um meio material. Exemplos: onda na água, vibração das cordas do violão, sons, etc.
Ondas eletromagnéticas: são as ondas geradas por campos elétricos e campos magnéticos. Exemplos: ondas de rádio, de celular, de microondas, etc.

Ondas quanto à direção de propagação
Ondas Unidimensionais (Figura 1): estas se propagam em uma unica direção.
Ondas Bidimensionais (Figura 2): são ondas que se propagam em uma superfície.
Ondas Tridimensionais (Figura 3): se propagam em todas as direções.







Figura 1










Figura 2







Figura 3


Ondas quanto à direção de vibração
Ondas transversais: ocorrem quando a direção de vibração (vertical) é perpendicular a direção de propagação (horizontal).
Ondas longitudinais: quando a direção das vibrações é a mesma que a direção de propagação, formando assim “camadas”.

Ondas quanto ao tipo de energia:
Ondas sonoras, ondas luminosas, ondas térmicas, etc.

O que é acústica?
Acústica é a área da Física que estuda o som, as ondas sonoras e os fenômenos ondulatórios.

O que é Onda Sonora?
Onda sonora é uma oscilação de pressão que viaja através de um líquido, sólido ou gás. São ondas longitudinais e mecânicas.  As ondas sonoras são definidas pelo comprimento da onda, a frequência e a amplitude.

Qualidades Fisiológicas do Som
Existem três qualidades fisiológicas do som que são “codificadas” pelo ouvido humano: a altura ou tom, a intensidade ou sonoridade e o timbre.

Altura
O som alto (agudo) é o som que possuí maior frequência, já o som baixo (grave) é o som que possuí menor frequência.


Timbre

O timbre é a “impressão digital do som”, ele é único para cada som (vozes ou instrumentos). É por causa do timbre que podemos diferenciar sons de mesma altura e mesma intensidade.



Intensidade
A intensidade está relacionada à popular “altura do som”. Se o som for forte, ele tem uma grande intensidade, se o som for fraco, ele tem uma pequena intensidade.



O que é decibel?

Decibel é a unidade de medida que mede a intensidade do som. Na escala de decibel, o menor som audível é o 0 dB. E a distância também afeta a intensidade do som, quanto mais longe menor é a potência deste.

Como calculá-lo
Uma intensidade sonora I ou  potência P pode ser expressa em decibéis através da equação:
Onde I0 e P0 são as intensidades e potências de referência.

tensão elétrica corrente elétrica ou pressão podem ser expressas em decibel através da equação:
Onde X pode ser a tensão V, corrente I ou pressão p, e X0 são seus valores de referência. Note que é incorreto utilizar essas medidas se as impedâncias elétricas ou acústicas não são as mesmas nos pontos onde a tensão ou pressão é comparada. Usando essa abordagem o decibel é uma medida de intensidade ou potência relativa.

Curiosidade


Fontes Bibliográficas