domingo, 29 de maio de 2011

Relatório Semanal do Telefone de Latinha – 24 a 27/05


Desde o 1º teste, nós do Grupo 3 viemos aperfeiçoando nosso telefone. No dia 24 de maio, tivemos aulas nos períodos da manhã e da tarde, durante os intervalos e o horário do almoço, pudemos testar nosso telefone com vários integrantes do grupo. Sem modificar o protótipo, assim conseguimos perceber que as integrantes Ana Beatriz e Monalisa se destacaram nas funções de comunicação e recepção das palavras.
No dia 25 e 26 de maio, continuamos testando o nosso protótipo. No dia 26, após o termino do horário acadêmico, fizemos um último treino e neste decidimos que realizaríamos o teste da sexta-feira da seguinte forma: Mayara Barros falaria, Ana Beatriz escutaria quando fosse palavras e Monalisa escutaria se fosse frase.
No dia 27, durante o teste, seguimos o combinado e também nos associamos ao grupo 2, já que este estava desfalcado. Assim, enquanto Victor e Carolina auxiliavam Mayara, Antonio e Bárbara (do grupo 2) auxiliavam Ana Beatriz e Monalisa. Neste teste, conseguimos passar 29 palavras acarretando 380 pontos para o nosso placar. Os resultados foram de grande satisfação, pois no ultimo teste conseguimos passar 20 palavras, o que nos dá um saldo positivo de 9 palavras, resultado de uma semana de treinos. No mesmo dia, treinamos mais, para que possamos cada vez mais aumentar nosso desempenho nos testes.
Durante essa semana esperaremos que o professor revele como será o telefone que deverá ser usado durante o próximo teste. E com isso, o construiremos e treinaremos para o melhor uso deste. Também daremos inicio aos testes para a realização do relatório.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Formulário e Glossário - Corrente Elétrica e Leis de Ohm - 26/05/2011


Fotos do Teste do Telefone de Latinha (23/05)








João Vitor posicionando o telefone no chão






João Vitor se concentrando antes do teste





João Vitor falando no telefone, Victor escrevendo ao lado de João, Ana Beatriz observando ao lado. Monalisa ajudando as meninas do Grupo 2.







João Vitor falando.








Antonio escutando (de costas) e Mayara escrevendo (sentada).

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relatório Semanal do Telefone de Latinha – Foi dada a largada! - 09 a 23/05

Há duas semanas (09/05), o Professor Maurício deu inicio a IT (Inicialização Tecnológica) do Telefone de Latinha. Durante uma aula, o professor deu uma explanação básica sobre o assunto, comentando superficialmente sobre como seria o primeiro teste, como será a competição em si, quais os pontos (ex: volume, altura, timbre, tamanho e material da latinha, entre outros) que o grupo deve observar durante a construção do telefone e durante a competição. Neste momento o professor também fez referência as regras da competição.
No primeiro teste, realizado no dia 23 de maio, o grupo 3 utilizou um telefone de copo descartável de plástico, utilizado em embalagens de Danone e coalhada,  com fio de barbante encerado contendo 10 metros de comprimento, construído pela integrante Ana Beatriz. Com este conseguimos acertar 20 palavras, revertidas em 200 pontos para o grupo na competição de sala de aula. Para o melhor aproveitamento do telefone Antônio ficou falando em um das extremidades do protótipo e João ficou escutando na outra extremidade, enquanto Victor e Ana escreviam as palavras ditas por Antônio e Mayara escrevia as palavras escutadas por João.
E assim, diante dos nossos resultados e dos demais grupos, propomos que para o melhoramento de desempenho deste, nós façamos testes com outros integrantes do grupo, verificando qual voz é a mais adequada e após isto, se não houver melhoramento, pesquisar então outras dicas e até outros materiais.

Formulário e Glossário - Corrente Elétrica e Leis de OHM - 18/05/2011




segunda-feira, 2 de maio de 2011

Capacitores

Capacitância


O que é capacitância?

A capacitância é a grandeza elétrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que o atravessa numa determinada freqüência.


Capacitância Maior ou Menor?

Em algumas situações quanto maior a capacitância melhor, como por exemplo, nas células de memória, onde quanto mais tempo a célula conservar sua carga elétrica, menor será o número de ciclos de refresh necessários por segundo, fazendo com que o módulo consuma menos energia e tenha um melhor desempenho. Em compensação, existem áreas onde uma alta capacitância é um sério obstáculo, como por exemplo, nos transístores que compõe a parte lógica do processador. Quanto maior a capacitância, mais tempo o transístor demora a perder sua carga e mudar de estado, o que limita a frequência de operação do processador. Como em outras áreas, o desafio é conseguir desenvolver materiais nos dois extremos, de acordo com a área de aplicação.


 Como calcular?

O calculo de capacitância, medida em faraday, pode ser realizado de duas maneiras: Conhecendo as características físicas dos capacitores, como constante dialética, área das placas condutoras, a distância entre as placas e conhecendo sua carga e sua tensão.

Formulário



Glossário