segunda-feira, 2 de maio de 2011

Capacitores

Capacitância


O que é capacitância?

A capacitância é a grandeza elétrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que o atravessa numa determinada freqüência.


Capacitância Maior ou Menor?

Em algumas situações quanto maior a capacitância melhor, como por exemplo, nas células de memória, onde quanto mais tempo a célula conservar sua carga elétrica, menor será o número de ciclos de refresh necessários por segundo, fazendo com que o módulo consuma menos energia e tenha um melhor desempenho. Em compensação, existem áreas onde uma alta capacitância é um sério obstáculo, como por exemplo, nos transístores que compõe a parte lógica do processador. Quanto maior a capacitância, mais tempo o transístor demora a perder sua carga e mudar de estado, o que limita a frequência de operação do processador. Como em outras áreas, o desafio é conseguir desenvolver materiais nos dois extremos, de acordo com a área de aplicação.


 Como calcular?

O calculo de capacitância, medida em faraday, pode ser realizado de duas maneiras: Conhecendo as características físicas dos capacitores, como constante dialética, área das placas condutoras, a distância entre as placas e conhecendo sua carga e sua tensão.

Formulário



Glossário

Nenhum comentário:

Postar um comentário